O uso de enlatados e embalagens plásticas prejudica nossa saúde

29-06-2011 10:01

Finalmente, o FDA confirma a existência de substâncias tóxicas nos enlatados. Isso, mais uma vez, nos leva a incentivar a auto-responsabilidade com nossa saúde. Quanto tempo estes órgãos oficiais demoraram para reconhecerem o fato? Quantas pessoas foram prejudicadas por consumirem esstes produtos? Quando é que você foi alertado sobre isso? E quanto tempo ainda levará, se é que isso vai acontecer, para que deixem de existir enlatados nos supermercados? E, pior, esta substância Bisfenol A está presente em muitas latas e plásticos de embalagens de leite em pó para bebês e nas mamadeiras.

Vejam essa síntese publicada pela “Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica” e procurem conhecer mais sobre desruptores endócrinos.

  

BISFENOL A ESTÁ PRESENTE EM DIVERSAS EMBALAGENS

 

Acaba de ser confirmada pelo FDA (agência que controla alimentos e medicamentos nos EUA) a presença da substância química bisfenol A (BPA) em revestimentos internos de latas de bebidas e alimentos. O produto químico, segundo pesquisas, pode provocar câncer, alterações no sistema hormonal, infertilidade e obesidade, entre outros problemas de saúde.

Segundo especialistas, a novidade não é a presença da substância química nessas embalagens, mas o reconhecimento por parte do FDA, órgão oficial do governo norte-americano, o que representa um avanço no combate ao bisfenol A nos EUA. A substância é usada na fabricação do plástico e no revestimento interno de latas de bebidas e alimentos.

O relatório do Centro para Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada do FDA, que corresponde à Anvisa nos EUA, justifica o reconhecimento tardio pelo fato de os estudos anteriores terem considerado poucos tipos de produtos. “Estava claro para nós que não existiam estudos em larga escala no mercado americano e que faltavam dados em relação a produtos enlatados como chili, massas, porco, feijão”, afirmaram os autores do estudo já publicado na revista científica Journal and Food Chemistry.

Foi encontrada a substância bisfenol A (BPA) em 71 das 78 latas testadas, ou seja, em 90% das latas. Resultados revelaram que a concentração do BPA tende a ser 10 vezes maior nos próprios alimentos enlatados do que no líquido presente (água ou xarope, por exemplo).

 

Texto escrito por Dr. José Ruguê e publicado no blog http://suddha.org/blog/ 

 

Voltar
Hatha Yoga - Power Yoga - Massagem Ayurvedica - Aconselhamento Nutricional - Shiatsu - Reiki - Terapia Neural - EMF Balancing Technique® - Eneagrama - Drenagem Linfática - Thai Massage - Hot Stones - Banhos de Ofurô - Shirodhara - Tarô Egípcio